Buffet de casamento: 10 perguntas que você deve fazer antes de contratar.

Todo mundo sabe que o buffet de casamento tem um papel super especial no grande dia. Uma comida bem gostosa e de acordo com a proposta da festa ficará certamente na memória dos seus convidados.

Por isso todo cuidado é pouco na hora de contratar os comes e bebes. Afinal, seu fornecedor vai fazer muito mais do que apenas preparar a comida. Juntos vocês pensarão no cronograma da recepção de casamento e no fluxo do jantar ( ou almoço, ou lanche…). Em alguns casos também será a empresa de buffet de casamento quem fornecerá o aluguel das mesas de apoio, mobiliário de bar, etc.

1.O fornecedor tem uma licença?

Por que você quer saber: Isso significa que o fornecedor tem cumprido as normas de saúde e higiene. Certifique-se o fornecedor também tem uma licença de bebidas, se você for servir bebidas alcoólicas.

2. O fornecedor pode tem referências de clientes anteriores?

Por que você quer saber: As referências podem te contar coisas que você nunca descobrirá apenas conversando com o fornecedor. São impressões importantes, tais como: como é trabalhar com esta empresa ou profissional. Uma dica legal é obter pelo menos duas referências de casais que tiveram um número semelhante de convidados e um estilo de menu de recepção parecidos.

3. O fornecedor atenderá a mais de um casamento (ou evento) no mesmo dia ou fim de semana?

Por que você quer saber: Às vezes, os fornecedores atendem a dois ou mais eventos no mesmo dia ou fim de semana. Isso não é necessariamente bom ou ruim. Apenas precisa ser conversado para que você tenha certeza de que o fornecdor tem capacidade de atender à demanda e que, portanto, seu casamento vai ter a equipe e atenção que merece.

4. O Buffet é especializado em algum tipo de culinária (ex: orgânica, regional, etc)?  Será que o fornecedor trabalhar com frescos, não congelados, alimentos?

Por que você quer saber: Se você tem um determinado tipo de cozinha em mente, o ideal é fechar com um fornecedor especializado na mesma. Não só ele terá os recursos certos, mas o fornecedor também vai saber como preparar adequadamente os alimentos, o que significa uma comida ainda mais saborosa no prato dos convidados.

5. Qual é a faixa de preço médio que o buffet de casamento oferece?

Por que você quer saber: Uma boa parte do seu orçamento será destinada à comida e bebida, por isso você deve pensar cuidadosamente nas suas opções de fornecedor. Quantas opções de aperitivo e entradas vêm com o pacote? São os Os custos são discriminados em função dos alimentos que você escolhe ou o fornecedor oferece uma taxa de all-inclusive? Os pacotes podem representar uma bela economia, especialmente se a sua lista de convidados for grande.

6. Até quando o fornecedor precisa que você defina seu cardápio?

Por que você quer saber: O seu fornecedor precisa saber suas opções de menu até uma data determinada para que ele possa se organizar (por ex: adquirir os ingredientes) até a data do casamento. Você deverá decidir sobre a sua data com base em prazos como esse.

7. O fornecedor oferece a possibilidade de preparar refeições especiais (ex: vegana ou sem gluten) para alguns convidados?

Por que você quer saber: É possível que algum familiar ou convidado especial tenha restrições alimentares. Nesse caso, vale à pena checar com o fornecedor se ele oferece essa possibilidade, e se há algum custo envolvido.

8. O fornecedor oferece degustação? Se sim, quando ela ocorrerá?

Por que você quer saber: ler comentários de um serviço de buffet de casamento é uma coisa, mas você vai precisar para experimentar a comida para ter certeza que te agrada, não é mesmo? Definitivamente uma boa degustação deixa o casal mais tranquilo e evita que fique preso à um serviço abaixo de suas expectativas.

9. O buffet também oferece o bolo de casamento? Se sim, ele está incluído no valor do pacote?

Por que você quer saber: Alguns fornecedores de casamento podem produzir um bolo fabuloso, já outros fornecedores não. Peça para ver fotos de bolos anteriores para você ter uma noção do trabalho de confeitaria do buffet de casamento. Se nada te agradar, contrate o bolo separadamente.

10. O serviço oferece garçons? Quantos estão incluídos no pacote e qual é a taxa para garçons adicionais?

Por que você quer saber: Em geral os fornecedores dizem que eles sempre usam os seus próprios garçons, mesmo se o local da recepção tiver equipe para isso. Os garçons da própria empresa de buffet de casamento já estão acostumados com o operacional e portanto são capazes de prestar um serviço superior. Pense em algo como um garçom a cada duas mesas para serviços de jantar servido à mesa.